PROJETOS E ESCOLAS CONTEMPLADAS

{ Posted on 06:20 by Aurileide Eduardo }




Àbdon Xavier de Carvalho-"Conte, Reconte e Monte"
Benigna Etelvina-"Produzindo Resenhas Literárias"
Enéas Olimpio da Silva-"Leitura e Escrita Utilizando Lieratura de Cordel"
Francisco de Assis Filho-"Ler e escrever com Prazer"
Francisco Horacio de Almeida-"Ler por Prazer"
Joaquim de Holanda Campelo-"Nos Bastidores da Fantasia".
Este trabalho foi realizado em grupo para o fortalecimento das ações individuais e coletivas dentro das escolas.

OFICINA DO TP2

{ Posted on 06:06 by Aurileide Eduardo }


Nesta oficina o papel do professor foi perceber que a gramática se amplia sempre e que desenvolvê-la significa ampliar a competência linguística do aluno.

OFICINA DO TP1

{ Posted on 05:56 by Aurileide Eduardo }



Nesta Oficina sugeri para os professores cursistas que trabalhem com freqüência atividades com textos para que os alunos possam fazer o reconhecimento dos diversos dialetos e assim diminuam o preconceito, pois o objetivo maior do ensino da língua é desenvolver no sujeito a competência para a leitura e produção de textos.

Oficina do TP6

{ Posted on 05:35 by Aurileide Eduardo }



os cursistas apresentaram suas experiências com o avançando na Prática e destacaram as produções dos alunos como textos, cartazes, relatos que nos mostraram a necessidade de melhorar a prática do aprendizado principalmente no que se refere à conceituação de tese, argumentação e linguagem.

CRONOGRAMA DA 2ª ETAPA

{ Posted on 05:27 by Aurileide Eduardo }
DATAS e DURAÇÃO OFICINAS OU SESSÕES COLETIVAS CONTEÚDO LECIONADO E / OU ATIVIDADE REALIZADA OU ENTREGUE VISTO DO FORMADOR
03/11/09 – 4h Extra Textos e orientações sobre Portfólio e Projeto
24/11/09 ¬¬_ 4h Extra Slides com o texto “Gaiolas e Asas” (Rubem Alves) Reflexão e Comentários.
Apresentação dos temas dos projetos elaborados pelas escolas.
01/12/09_ 4h Oficina 11-Unidade 22
TP6 – Seção 1 O Planejamento
10/12/09 _ 4h Oficina 12-Unidade 24
TP6_ Seção 1 Adolescentes, Leitura e Professores
26/01/10_ 4h Oficina 1 Unidade 2
TP1_ Seção 2 O Texto Literário
30/01/10_ 4h Oficina 2 Unidade 4
TP1_ Seção 2 As várias formas da Intertextualidade
09/02/10 _ 4h Oficina 3 Unidade 6
TP2 _ Seção 3 As várias possibilidades de organização da frase e do período
23/02/10 _4h Oficina 4 Unidade 8
TP2_ Seção 1 A expressividade da linguagem cotidiana
09/03/10_ 4h Oficina Extra
Culminância dos Projetos realizados pelas escolas na área de língua Portuguesa
23/03/10 _ 4h Oficina Extra
Avaliação do curso e auto-avaliação do cursista com entrega do portfólio

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TEORIA E PRÁTICA TP5

{ Posted on 04:19 by Aurileide Eduardo }


Iniciei as oficinas 09 e 10 da TP5 – Estilo, Coerência e Coesão discutindo os objetivos da seção e dramatizando o texto Cada um é cada um de José Roberto Toureiro.
Nesta ação especifica foi possível os professores perceberem a sequencialização dos elementos lingüísticos num texto oral.
As atividades do Avançando na Prática tornou possível discussões que abrangem as relações lógicas dos textos orais e escritos, noções de estilo e estratégias de construção de sentidos na leitura e produção de textos.
A apresentação do slide TP5-18 ajudou-nos a compreender o que realmente é coerência e coesão e a discutir acertos e enganos acerca dessa temática. Esclarecemos que o conhecimento é construído coletivamente a partir de diferentes pontos de vista, portanto essa formação tem nos proporcionado uma aprendizagem significativa permitindo um feedback a respeito da teoria e a prática em sala de aula.
Na oficina realizamos as tarefas propostas e durante a execução foi possível entender porque é difícil desenvolver uma sequencialização dos elementos lingüísticos num texto oral com aluno. Já que os próprios professores sentiram essa dificuldade.
Finalizamos com a avaliação das nossas atividades e concluímos que os objetivos foram alcançados porque a cada encontro multiplicamos nossos conhecimentos e experiências que nos impulsiona para a realização de cada oficina do GESTAR II

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TEORIA E PRÁTICA TP4

{ Posted on 04:13 by Aurileide Eduardo }




Trabalhamos as Unidades 14 e 16 da TP4 e as oficinas 7 e 8 com um pouco de dificuldade pois compreender conceitos como letramento, alfabetização, papel do professor e até mesmo da própria escola trouxe-nos reflexões que mexem profundamente com a prática do professor.
Dentro desta expectativa foram relacionadas características finalidade e linguagem a respeito de letramento. Alguns professores cursistas colocaram suas experiências de leitura e escrita numa perspectiva de letramento. Eles apresentaram o Avançando na Prática colhendo informações sobre o ambiente letrado e sobre o texto de Ruth Rocha “Admirável Mundo Louco”.
Observei que as atividades contemplaram a proposta de letramento, enquanto outras aceitaram o conhecimento prévio do aluno sem apresentar a cultura letrada. O texto de referência correspondente à unidade estudada na oficina foi discutida na plenária e durante o estudo teórico foi observado diversas situações de letramento que vivenciamos no dia- a- dia.
O poema Cidadezinha Qualquer foi realizado com os cursistas na oficina presencial onde os mesmos formularam perguntas retomando a própria interpretação que fizeram do poema.
A lição de casa estava sendo trabalhada de forma fragmentada porque os professores cursistas alegavam falta de tempo para os registros e estudo teórico.
Diante da dificuldade exposta sugeri que nos estudos do coletivo de professores do 6º ao 9º ano fossem estudados os conteúdos do Gestar II.
Nas avaliações as expectativas sobre a formação e a importância dos conteúdos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem é sempre destacada, pois o desejo de construir um elo entre a prática de leitura e a escrita em sala de aula e as atividades sugeridas nas TPs tem proporcionado uma reflexão que nos leva a uma transformação não só pela aquisição do conhecimento, mas por uma mudança de postura da escola e do próprio professor diante dessa formação.